A nova vacina Pneumo 20, também conhecida como Prevenar 20, é uma aliada poderosa na prevenção da pneumonia bacteriana causada por diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo.
Essa bactéria é responsável por infecções graves, como pneumonia, meningite e infecções generalizadas (septicemia), especialmente em pessoas com maior vulnerabilidade, como crianças, idosos e indivíduos com doenças crônicas ou sistema imunológico enfraquecido.
A Pneumo 20 abrange 20 sorotipos diferentes do pneumococo, garantindo uma proteção ampliada. Essa cobertura é essencial, pois o pneumococo possui diversas variantes, e nem todas as vacinas disponíveis no mercado oferecem proteção tão abrangente.
O QUE É A PNEUMO 20 OU PREVENAR 20
A vacina Pneumo 20 é altamente segura e eficaz na prevenção de doenças pneumocócicas, como pneumonia, meningite e sepse. Ela é composta por 20 sorotipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, incluindo os que causam infecções mais graves e são resistentes aos antibióticos.
O desenvolvimento da vacina Pneumo 20 pela Pfizer trouxe uma maior abrangência de proteção contra a evolução da epidemia das doenças pneumocócicas, contendo sete sorotipos adicionais (8, 10 A, 11 A, 12F, 15B, 22F e 33F), em relação às demais vacinas pneumocócicas conjugadas existentes.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, a vacina Pneumo 20 já se encontra disponível nas clínicas de imunização particulares.
Por ser uma vacina inativada, ou seja, não contém bactérias vivas, ela elimina qualquer risco de causar doença, garantindo a segurança para as crianças pequenas, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Seu funcionamento é simples, está baseado na tecnologia de vacina conjugada, uma proteína que potencializa a resposta imunológica, permitindo que o organismo reconheça e combata a bactéria.
Ao ser vacinado, o corpo cria uma memória imunológica e garante uma proteção eficiente caso ocorra algum contato com a bactéria no futuro.
QUAIS DOENÇAS A PNEUMO 20 PROTEGE
A Pneumo 20 protege contra as doenças pneumocócicas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, cuja bactéria é a principal causa de morbidade e mortalidade no mundo, sendo também responsável pelas doenças graves em menores de 5 anos e idosos acima de 60 anos.
As doenças pneumocócicas possuem um diferencial que predispõe um estado de alerta constante, ela ataque tecidos e órgãos que podem agravar o estado de saúde do paciente, necessitando de hospitalização e chegando até mesmo a causar a morte, são elas:
- Pneumonia bacteriêmica: infecção pulmonar que pode atingir a corrente sanguínea, causando sérias complicações e consequente internação;
- Meningite: inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, com riscos de sequelas neurológicas graves e a morte;
- Otite média: infecção frequente em crianças, que pode evoluir para casos mais graves, como perda da audição ou infecções invasivas;
- Sepse: infecção disseminada no sangue, que compromete os órgãos vitais, apresentando alto risco de mortalidade.
PARA QUEM A PNEUMO 20 É INDICADA
A Pneumo 20 ou Prevenar 20 é recomendada para a maioria da população, com prioridade para aquelas que correm maior risco de contrair a doenças pneumocócicas, tais como:
- Crianças a partir de seis semanas e crianças com menos de 5 anos, devido à maior predisposição de contrair as doenças pneumocócicas invasivas (DPIs);
- Adultos com doenças crônicas, como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca, pessoas imunossuprimidas portadores de doenças como o HIV e câncer;
- Idosos acima de 60 anos que estão inclusos no grupo prioritário, em razão de comorbidades e avanço da idade, com o risco aumentado de complicações graves, como meningite e pneumonia bacteriêmica;
- Existem ainda os grupos especiais onde a Pneumo 20 é altamente indicada, como paciente com implantes cocleares (ouvido biônico) e pessoas vivendo em ambientes com alto risco de transmissão como os asilos e creches.
CONTRAINDICAÇÃO DA PNEUMO 20
Apesar de a Pneumo 20 ser segura e eficaz, há algumas contraindicações e precauções significativas que precisam ser consideradas antes da aplicação da vacina:
- Alergia: está contraindicado para indivíduos que tenham um histórico de reações alérgicas graves a qualquer componente da vacina, incluindo a proteína conjugada CRM197;
- Febre ou doença aguda grave: para essas pessoas a vacinação deve ser adiada até completa recuperação, para garantir uma resposta imunológica satisfatória;
- Gravidez: a vacina deve ser analisada de forma individual, considerando os benefícios e os riscos envolvidos.
COMO APLICAR A VACINA PNEUMO 20 OU PREVENAR 20
Toda e qualquer aplicação de vacina deve ser efetuada por um profissional qualificado, que garanta que a imunização será realizada nos padrões pré-estabelecidos:
- A aplicação da vacina Pneumo 20 é intramuscular (IM), a ser efetuada nos locais apropriados, no caso de bebês, deve ser efetuada na lateral das coxas;
- Para os adultos, idosos e crianças maiores, sua aplicação deverá ser efetuada no músculo do braço.
ESQUEMA VACINAL
A Pneumo 20 é aplicada conforme a idade e as necessidades de cada paciente, avaliando o seu quadro de saúde, para garantir a melhor proteção contra as doenças graves como pneumonia e a meningite:
- Crianças menores de 06 meses: três doses iniciais, com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.
- Crianças de 07 a 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida, seguidas de um reforço entre 12 e 15 meses (esquema 2 + 1);
- Crianças entre 12 e 24 meses: duas doses, com um intervalo de dois meses entre elas (esquema 1 + 1);
- Crianças a partir de 24 meses: dose única;
- Adultos e idosos: dose única, tanto para aqueles que nunca foram imunizados contra doenças pneumocócicas, quanto para quem já tomou outras vacinas como a Pneumo 13.
Qualquer vacina pode provocar uma reação, uma vez que o sistema imunológico está sendo ativado. Esses são efeitos bastante comuns e desaparecem rapidamente, como dor na área da injeção, febre e irritabilidade nas crianças, entre outros.
CONTÁGIO E PRECAUÇÕES:
As doenças pneumocócicas são transmitidas de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva ou secreções expelidas no ar, como tosse ou espirro. A bactéria Streptococcus pneumoniae pode alojar-se no nariz e na garganta de pessoas saudáveis sem causar doenças, mas pode ser transmitida para outras.
A forma mais segura de evitar as doenças pneumocócicas é a vacinação, além de observar os cuidados de higiene pessoal: lavar as mãos com frequência, ao tossir ou espirrar utilizar lenços de papel, evitar aglomerações em lugares fechado e com pouca ventilação, entre outros.
VACINAÇÃO: A ÚNICA SOLUÇÃO PARA AS DOENÇAS PNEUMOCÓCICAS
As doenças pneumocócicas em pleno século XXI, continuam sendo um sério problema de saúde, em nosso país e no mundo, afetando, em sua maioria, as crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos.
A vacina Pneumo 20 representa um avanço exponencial na imunização, com eficácia comprovada, segurança consistente e cobertura abrangente e um diferencial para os que estão mais propensos a adquirir as doenças pneumocócicas.
A Vacinas São Bento possui todas as vacinas do esquema vacinal contra as doenças pneumocócicas, inclusive a Pneumo 20 e com profissionais qualificados e experientes que aplicam os imunizantes com todos os cuidados necessários, para garantir a imunização de nossos pacientes, com total segurança.
Com a Vacinas São Bento, a sua vacinação será tranquila, pois oferecemos um espaço aconchegante, com salas amplas e climatizadas, que proporcionam um relaxamento, gerando um bem-estar físico e emocional.
E para as crianças, a Vacinas São Bento, tem um espaço especial, com salas temáticas, filmes com óculos com realidade virtual e dispositivos que eliminam a dor, tornando a experiência dos pequenos, em algo lúdico e prazeroso.
Programe a vacinação do seu filho e proteja o seu bem mais precioso!
Vacinas São Bento, sempre perto de você!