Viajar é sempre algo fascinante, a possibilidade de conhecer lugares e culturas diferentes, é sem dúvida, uma experiência única, transformadora e enriquecedora.
Todavia é preciso ter alguns cuidados, considerando os riscos que podem envolver os locais de destino, em relação à sua saúde.
Assim sendo, o primeiro passo antes de qualquer programa de viagem é pesquisar o local para onde se deseja ir, saber de suas peculiaridades, como costumes e principalmente as doenças que assolam a região.
O passo seguinte é consultar o seu médico de confiança, verificar o seu estado de saúde e tomar as medidas preventivas, como a vacinação, para evitar situações que coloquem a sua vida em risco.
A PREVENÇÃO É O JEITO MAIS SEGURO DE PRESERVAR A VIDA!
A medicina do viajante tem como principal objetivo a conscientização, prevenção, controle e tratamento de doenças em pessoas que viajam dentro e fora do país.
Essa medicina do viajante surgiu como um serviço especializado em nosso país em 1977, sendo uma especialidade que serve para diminuir ou impedir a introdução, ou a reintrodução de doenças preveníveis com vacinas, evitando a propagação de surtos, epidemias e pandemias, reduzindo os riscos à saúde individual das pessoas.
No caso de viagens internacionais, a vacinação pode ser comprovada pelo Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, que atesta a imunização de doenças como a febre amarela, poliomielite e meningite.
Como o nosso corpo precisa de um tempo para a imunização surtir seu efeito, é necessário que a mesma ocorra num período específico, conforme a doença a ser prevenida.
A medicina do viajante é a alternativa mais eficaz para a proteção da saúde e deve ser a prioridade de qualquer viajante.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS VACINAS QUE O VIAJANTE PRECISA
É importante fazer uma avaliação clínica do quadro de saúde do paciente, como roteiro prioritário para uma viagem segura e tranquila, analisando o destino da viagem, o clima do local, as comidas típicas da região e principalmente se existem focos de doenças contagiosas que podem afetar a saúde do viajante.
Essa é uma avaliação recomendada para todos e com ênfase para aqueles que possuem fatores de risco, como hipertensão, doenças crônicas, diabetes ou condições especiais, como gravidez, entre outras.
Conheça as principais vacinas que devem fazer parte da carteira de vacinação de todos os viajantes:
1. Covid-19: a maioria dos países da Europa considera obrigatória a vacinação completa contra a Covid-19 para liberar a entrada de estrangeiros;
2. Hepatite A: a vacinação é recomendada em todos os países com renda baixa e média, e deve ser aplicada em duas doses, com um intervalo de pelo menos seis meses entre elas;
3. Hepatite B: a vacinação é sugerida para todos os países de renda baixa e média, principalmente na China, onde esta doença é bastante predominante. É aconselhada para viajantes que ficarão por períodos prolongados nessas regiões e para os profissionais da saúde;
4. Gripe: a vacina contra a gripe é recomendada mundialmente, considerando as épocas em que o vírus circula mais intensamente: no hemisfério norte, de setembro a maio, e no hemisfério sul, de abril a setembro. Nos países tropicais, a transmissão do vírus da gripe acontece durante todo o ano;
5. Meningite: a imunização é especialmente recomendada para a região do norte da África subsaariana, abrangendo o Mali até a Etiópia, sendo conhecida como o cinturão da meningite, embora sua aplicação seja válida em qualquer lugar do mundo. O período de maior incidência de infecções nesse cinturão ocorre durante a estação seca, que vai de dezembro a junho. Além disso, a vacina é obrigatória para quem deseja entrar na Arábia Saudita. Uma única dose da vacina quadrivalente proporciona proteção eficaz;
6. Raiva: a vacina é aconselhada para todas as nações, com ênfase nos Estados Unidos. Todos os viajantes podem estar em risco de serem mordidos por animais, incluindo aqueles que fazem camping em zonas rurais, veterinários, residentes de áreas isoladas e trabalhadores rurais. A administração desta vacina é feita durante a gestação apenas se o risco de contágio for alto;
7. Febre Tifoide: a imunização é recomendada para nações de baixa renda, como as do sul da Ásia, incluindo a Índia. A vacinação com uma única dose oferece proteção confirmada por dois anos, sendo considerada a alternativa mais segura para gestantes;
8. Febre amarela: a vacina é indicada para países da América do Sul tropical e da África tropical. Em nosso país, sua aplicação é recomendada em todo o território nacional, principalmente em regiões com alto risco de transmissão do vírus. As regiões em destaque ficam para os estados da região Norte e Centro-Oeste, bem como Minas Gerais e Maranhão, além de determinados municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta vacina não é considerada segura para gestantes e apresenta um risco elevado de efeitos colaterais para os idosos. É uma das vacinas mais exigidas e deve ser administrada entre 10 dias antes da viagem para garantir proteção adequada.
Além dessas, outras vacinas podem ser recomendadas, como a poliomielite, influenza e dT (difteria e tétano), podendo ser indicadas outras, dependendo do grau de risco do local de destino.
VIAJE TRANQUILO COM A VACINAS SÃO BENTO
Para sua viagem ser a mais segura e tranquila possível, agende a consulta com o médico de sua confiança e deixe sua imunização com a Vacinas São Bento!
Somos uma clínica particular especializada em imunização, diferenciada por seu tratamento humanizado e com alto padrão de qualidade e confiabilidade.
A Vacinas São Bento possui uma estrutura especialmente preparada para atender os nossos pacientes com todo o conforto e aconchego, com tecnologias de ponta e equipamentos de última geração que garantem a sua segurança e a eficácia dos resultados.
Contamos com uma equipe de enfermagem graduada e médicos que avaliam e indicam a melhor opção de vacinação para qualquer idade, oferecendo um atendimento pós vacinação orientando e indicando os melhores cuidados para serem tomados.
Nossa especialidade é cuidar da saúde de nossos pacientes e promover o bem-estar, pois, acreditamos que a prevenção é a melhor oportunidade de viver intensamente!
Deixa que a Vacinas São Bento atualize sua carteira de vacinação e proteja a sua saúde para uma viagem tranquila!
O importante é sempre estar prevenido, principalmente para os viajantes!
Previna-se e boa viagem!
Vacinas São Bento, sempre perto de você! Consulte-nos!