A vacinação representa um dos progressos mais notáveis da medicina moderna, responsável pela erradicação de doenças e pela proteção de milhões de vidas no mundo.
Apesar disso, ainda existem dúvidas se os efeitos adversos das vacinas podem causar doenças, contrariando totalmente o motivo para o qual foram criadas: a prevenção de doenças.
O propósito das vacinas é estimular e educar o sistema imunológico para lutar contra os vírus e as bactérias, mesmo antes que o organismo tenha sido exposto a eles.
As vacinas proporcionam proteção não somente às pessoas que as recebem, mas também à comunidade, incluindo aqueles que não têm a possibilidade de se vacinar, como as pessoas imunossuprimidas ou que tenham doenças, como câncer, HIV e outras.
COMO AS VACINAS FUNCIONAM?
As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a identificar e combater os patógenos (vírus e bactérias), sem a necessidade de que a pessoa se exponha à forma ativa da doença.
Isso é feito por meio da introdução de um antígeno, que pode ser um vírus inativado ou uma versão atenuada do agente infeccioso, na produção da vacina.
Quando o sistema imunológico entra em contato com esse antígeno, ele produz uma resposta imunológica que envolve a produção de anticorpos e células de memória.
Assim, se o organismo for exposto ao patógeno (vírus ou bactérias) verdadeiro no futuro, estará preparado para enfrentá-lo de maneira eficiente.
VACINAS PODEM CAUSAR DOENÇAS?
Essa preocupação surge principalmente em relação a vacinas que utilizam vírus atenuados, como as da febre-amarela, sarampo, caxumba e rubéola.
Como esses imunizantes contém versões enfraquecidas de vírus, há um risco muito baixo de que possam provocar sintomas leves das doenças em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
No entanto, para as pessoas saudáveis, o risco é insignificante, e os benefícios da imunização superam amplamente qualquer possibilidade de efeito adverso.
Em relação às vacinas inativadas, que contém microrganismos mortos ou parte deles, não existe nenhuma possibilidade de causarem a doença para a qual foram criadas. Isso ocorre porque essas vacinas não contêm agentes vivos capazes de se replicar no organismo.
OS EFEITOS COLATERAIS DAS VACINAS.
Embora as vacinas sejam consideradas seguras e eficazes, assim como qualquer medicamento, elas têm a possibilidade de induzir efeitos colaterais leves e, em algumas ocasiões, reações mais sérias.
Os efeitos colaterais que ocorrem com maior frequência incluem dor no local onde a vacina foi aplicada, febre leve, cansaço e dor nos músculos.
Essas reações são o resultado da resposta do sistema imunológico à vacina, que visa estabelecer proteção contra a doença.

MITOS E DESINFORMAÇÃO SOBRE AS VACINAS
A teoria de que as vacinas podem causar doenças muitas vezes se deve à desinformação. Um dos mitos mais difundidos é o de que a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola, estaria relacionada ao autismo.
Essa teoria surgiu em 1998, com um artigo fraudulento publicado e posteriormente desmentido e retirado da literatura científica. Inúmeras pesquisas científicas demonstraram que não há nenhuma ligação entre vacinas e autismo.
Há ainda, algumas que acreditam que ao adquirir a doença naturalmente gera uma imunidade mais forte do que a imunização. Embora algumas doenças possam de fato conferir uma imunidade duradoura, isso ocorre a um alto custo.
Doenças como o sarampo, varíola e a poliomielite podem ter complicações graves, como encefalite, paralisia e até a morte. Porém, nestes casos, somente a vacinação oferece proteção sem os riscos associados à infecção natural.
A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO COLETIVA
A grande importância da vacinação é a imunidade coletiva. Quando inúmeras pessoas são vacinadas, a transmissão da doença diminui drasticamente, protegendo aqueles que não podem receber vacinas, como bebês recém-nascidos e pessoas com baixa imunidade em decorrência de doenças adquiridas.
Esse conceito tem sido essencial para a erradicação de doenças como a varíola e outras doenças que tiveram uma redução drástica na sua propagação.
No entanto, quando a taxa de vacinação diminui, doenças que haviam sido controladas podem ressurgir. Isso está sendo observado em alguns países na atualidade com o ressurgimento de surtos do sarampo, inclusive com óbitos.
PRIORIZE A SUA SAÚDE: VACINE-SE!
A Vacinas São Bento é uma clínica especializada em imunização, abrangendo todas as variedades de vacinas, prestando um serviço de qualidade e humanizado, promovendo saúde para todas as idades.
Somos uma rede de clínicas de vacinação da região de Pouso Alegre e sul de Minas Gerais, com instalações amplas e confortáveis em todas as suas unidades, com salas higienizadas, climatizadas e preservadas com a mais alta tecnologia, deixando os ambientes livres de vírus e bactérias.
Contamos com uma equipe de enfermagem graduada e médicos que podem avaliar e indicar as melhores opções de vacinação para todas as idades. Utilizamos vacinas com tecnologias de ponta e modernos equipamentos que garantem a segurança e a eficácia dos resultados.
A Vacinas São Bento, promove quinzenalmente treinamentos e avaliações com os nossos colaboradores, para garantir o melhor atendimento e excelência na aplicação de todas as vacinas.
Não fiquem com tantas interrogações, tirem suas dúvidas com a nossa equipe de atendimento especializado, e priorize a sua saúde agendando a sua imunização!
A Vacinas São Bento, terá o maior prazer em atendê-los!
Vacinas São Bento, sempre perto de você!