Se você tem este problema, mais conhecido como rinite alérgica, saiba que não é o único, quase 30% da população sofre com algum tipo de alergia e, muitas vezes, até desconhece.
E o que é mais importante, tem tratamento que vai ajudá-lo a conviver com a alergia de uma forma mais tranquila, quase perto de ser saudável, quer saber como?
A imunoterapia ou vacina para alergia é a forma de tratamento para esta doença e não é um tratamento novo, como talvez possam achar, ele já existe há mais de cem anos.
Mas como a medicina avança a passos rápidos, este tratamento foi aprimorado ao longo dos anos, buscando uma melhor eficácia para dar aos pacientes um maior conforto e qualidade de vida.
A RINITE ALÉRGICA E SEUS SINTOMAS
Quem sofre de rinite alérgica, sabe o quanto é difícil conviver com nariz entupido, séries intermináveis de espirros, coceiras e coriza, uns dos principais sintomas que causam bastante desconforto e até irritabilidade.
Rinite alérgica é uma inflamação que ocorre na mucosa nasal em resposta a algum estímulo que ameaça o sistema imunológico e aciona estes mecanismos de defesa.
Os agentes causadores, os alérgenos podem ser poeira, ácaros, plantas, perfumes, pelo de animais, tempo seco, componentes de alimentos, insetos, mudança brusca de temperatura, para alguns o inverno torna-se insuportável.
Geralmente o portador da doença, quase sempre faz uso de antialérgicos que causam sonolência e, portanto, é preciso precaução ao usá-lo, evitando atividades que precisam da atenção plena e nem sempre surtem os efeitos desejados.
TRATAMENTO PARA RINITE ALÉRGICA
A vacina para rinite ou imunoterapia consiste em aplicar pequenas doses daquilo que o paciente tem alergia (alérgeno) no próprio paciente, em doses progressivamente maiores levando a dessensibilização (diminuição da alergia).
No Brasil, por exemplo, a maioria dos alérgicos tem alergia a ácaros, ou seja, a poeira. Então o que se faz é administrar pequenas doses desses ácaros na forma de injeção subcutânea ou de vacina sublingual. Com o tempo, a concentração dos ácaros na vacina vai aumentando e as doses vão ficando mais espaçadas.
Este processo é continuado, até que o paciente vai ficando dessensibilizado, ou seja, vai ter menos alergia a poeira. Assim poderá se expor a uma quantidade maior do alérgeno, e não apresentar os sintomas da alergia ou ter esses sintomas em sua forma mais leve.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSA VACINA
Há vários estudos que comprovam os benefícios dessa vacina para os pacientes alérgicos e vamos citar alguns:
- Proporciona uma melhora dos sintomas alérgicos a longo prazo. Mesmo após o término do tratamento com imunoterapia o paciente mantém o quadro de melhora dos sintomas por anos.
O mesmo não acontece com o tratamento de antialérgicos, que é paliativo, o efeito dura enquanto o medicamento atua, findo a duração os sintomas reaparecem.
- Previne a progressão para formas mais severas da alergia.
- Previne o desenvolvimento de asma. Pacientes com rinite alérgica, têm mais probabilidade de desenvolver asma e a vacina previne isso.
- Previne também o desenvolvimento de novas alergias.
- A diminuição da necessidade de medicamentos antialérgicos, que em sua maioria, são relativamente caros, acaba resultando em uma economia financeira.
- Melhora a qualidade de vida
QUAL A INDICAÇÃO DA VACINA
A imunoterapia é recomendada tanto para adultos como para crianças com doenças alérgicas, como, rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica e alergia à picada de insetos, com testes alérgicos positivos.
É importante salientar que nem todos têm indicação para fazer a vacina para alergia, é obrigatório um teste alérgico positivo, para algum aeroalérgeno (ácaros, fungos, pelo de cachorro, etc).
Portanto, é necessário definir qual o agente (alérgeno) que causa a alergia, com resultado positivo, para aplicar a imunoterapia.
O teste pode ser feito no consultório do seu médico pelo método de prick teste ou pode-se pedir um exame de sangue.
POSOLOGIA E DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Há duas formas de tratamento, através de injeção via subcutânea e a via oral sublingual.
Cada tipo de tratamento tem suas características que devem ser avaliadas pelo paciente na hora de iniciar o tratamento.
A vacina sublingual é de uso diário, 3 gotas sublinguais 1x/dia. Após colocar as gotas não se deve engolir por 1 minuto, não sendo indicado para algumas crianças.
Já a vacina subcutânea é aplicada com agulha de insulina, bem pequena e quase indolor. As aplicações, geralmente, são semanais e após um determinado período passam a ser mensais.
A duração do tratamento recomendado pelas sociedades brasileiras e americanas de alergia é de 3-5 anos de tratamento, para que os efeitos benéficos da imunoterapia, tenham uma duração maior, aproximadamente 10-20 anos.
APLICAÇÃO DA IMUNOTERAPIA
A aplicação da imunoterapia só é efetuada em clínicas de alergia e imunologia.
As vacinas são compostas por extratos de aeroalérgenos, geralmente ácaros e são produzidas por empresas multinacionais estrangeiras, como a IPlasac e a FDA-Allergenic, que detém uma tecnologia de ponta e estão envolvidas em constantes pesquisas para aprimorar a qualidade das vacinas.
Estas empresas repassam os imunoterápicos para as clínicas especializadas, que por sua vez, diluem estes extratos alergênicos para seus pacientes, de acordo com os testes alérgicos e o estágio do tratamento em que se encontram
O tratamento é individualizado, a vacina de um paciente não pode ser igual a de outro, pois cada um irá receber uma dosagem específica para o seu tratamento.
Durante o tratamento o paciente alérgico deverá manter alguns cuidados para o equilíbrio da doença:
- Controle do ambiente: deve-se evitar o contato com aquilo que causa a alergia;
- Medicação: no início do tratamento os medicamentos são essenciais, principalmente o corticoide nasal e o antialérgico. Somente após algum tempo da imunoterapia, o seu uso poderá ser diminuído, mas não significa que estará isento de usá-lo, sempre que se fizer necessário.
- A imunoterapia é a melhor opção de tratamento a longo prazo, que diminui as crises e o uso de medicações.
A Vacinas São Bento é uma clínica especializada em imunizações com uma equipe formada por profissionais graduados, pós-graduados e com mestrados em enfermagem, que são avaliados quinzenalmente, para proporcionar a você e toda a sua família tranquilidade na aplicação dos imunizantes.
Possuímos tecnologia de ponta, com todas as salas climatizadas, com luz UV-C ionizante que faz a esterilização em até 99,8%, deixando os ambientes livres de vírus ou bactérias e com monitoramento 24 horas ininterruptas, para garantir total segurança.
A Vacinas São Bento, conta ainda com salas especialmente preparadas para receber os seus filhos para a imunização, são acolhidos por enfermeiras especializadas no atendimento infantil.
As crianças são preparadas para receber a imunização com um dispositivo que permite a insensibilização instantânea que elimina o estresse e a ansiedade provocada pela agulha.
Para os mais ativos, além deste dispositivo utilizamos óculos especiais que criam uma realidade virtual e enquanto assistem uma viagem espacial, são imunizadas tranquilamente.
Nós da Vacinas São Bento, pensamos em cada detalhe para oferecer a você e toda a sua família, o melhor acolhimento com total segurança e conforto.
Nosso desejo é que o processo de imunização seja algo extremamente agradável,
e que cuidando da sua saúde, você sinta-se em casa!
Vacinas São Bento, sempre perto de você!