Tão importante quanto a vacinação são os cuidados com a conservação das vacinas, pois disto depende a sua eficácia na imunização.
Nosso país é referência mundial quando se trata de imunização, desde 1973 quando o Governo Federal criou o sistema Rede de Frios através do PNI (Programa Nacional de Imunização), este órgão passou a ser o responsável pela regulamentação e financiamento dos processos da Cadeia de Frios, que visa proteger a integridade dos componentes imunobiológicos das vacinas.
A Cadeia de Frios, engloba desde o processo da fabricação até a aplicação das vacinas e existe uma grande preocupação nesta tramitação, pois as vacinas são produtos sensíveis a variações de temperatura e precisam estar conservadas entre +2°C e +8°C para não perderem a sua eficácia.
Para que ocorra a conservação das vacinas é importante que cada parte desta cadeia, tomem os devidos cuidados para não causar ruptura, a começar pelos laboratórios, as centrais de armazenamento, as salas de vacinas e todos os outros integrantes, incluindo o transporte correto, para que as vacinas não sejam expostas as temperaturas fora da faixa estabelecida.
Após a publicação de um estudo em 2007 pela renomada revista científica Vaccine, que apontou os erros mais frequentes que prejudicava a eficácia das vacinas, o Ministério da Saúde (MS), entendendo essa fragilidade, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), publicou em 2013, uma versão do Manual de Rede de Frio.
Vamos mencionar alguns cuidados importantes que devem ser observados com a Rede de Frio:
- Monitoramento das temperaturas máxima, mínima e do momento, durante as 24 horas do dia.
- O uso de refrigeradores adequados para armazenamento de vacinas (não é permitido frigobar) deve ser exclusivo para as vacinas.
- A presença de termômetros digitais de fácil visualização em todos os refrigeradores e caixas térmicas.
- Elaboração de um plano de contingência para o caso de problemas com o equipamento ou queda de energia.
- A adequada conservação das caixas térmicas utilizadas para o transporte de vacinas, que devem estar em perfeito estado, sem rachaduras e com a correta vedação.
Nós da Vacinas São Bento, temos como norma de procedimento a testagem de todas as vacinas, feitas por um profissional graduado que fica responsável para verificar a integridade dos imunobiológicos das vacinas e garantir a sua eficácia na imunização.
Em nossas instalações utilizamos refrigeradores aprovados pela Anvisa e que atendem a todas as especificações exigidas pela Rede de Frios, proporcionando a segurança das vacinas nas faixas de temperaturas adequadas.
Além disso, utilizamos um ultra gerador de energia, que é capaz de manter a energia por um período de 72 horas e no caso de falta de energia consegue manter a câmara fria funcionando por até 3 (três) dias.
Tudo supervisionado por profissionais de enfermagem, altamente qualificados e treinados, garantindo o perfeito funcionamento de todos os equipamentos, preservando a integridade e a conservação das vacinas para a imunização.
Manuseio, aplicação das vacinas e o profissional qualificado
Você pode até achar que aplicar uma injeção, não tenha nenhum mistério, mas a verdade é que, este simples ato que resulta numa leve picada, vai muito além deste pequeno movimento e, tem sim a necessidade de um profissional de enfermagem qualificado.
Em primeiro lugar é preciso entender que cada vacina possui indicações específicas de acordo com a sua composição, a via de administração, a quantidade de doses a serem administradas, idade recomendada, intervalo entre as doses, conservação, validade e muitos outros aspectos que só um profissional da área da saúde, tem capacidade para administrar e imunizar os pacientes com sucesso.
Um dos principais procedimentos para a prevenção e controle de infecções, sem dúvida, é a higienização das mãos antes e após o manuseio de materiais e administração das vacinas ou qualquer outra atividade exercida na sala de vacinações.
Quanto à aplicação das vacinas, o profissional de enfermagem deve proceder com técnicas específicas para cada tipo de imunização, tomando ainda os cuidados para que a agulha e a vacina não atinja regiões que contenham nervos ou estruturas articulares, seguindo à risca as orientações de aplicação.
As vias de aplicação das vacinas podem ser intradérmica, subcutânea, intramuscular e oral.
- Intradérmica: nesta via, as soluções da vacina são aplicadas nas camadas mais superficiais da pele e sendo uma via de absorção lenta, é indicada para administração da vacina BCG-ID. Tem um volume máximo indicado para aplicação, não devendo ultrapassar 0,5 ml.
- Subcutânea: na via subcutânea são administradas soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, mantendo uma ação contínua e ser de fácil absorção. O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml. Vacinas como Sarampo, Caxumba e Rubéola têm indicação específica desta via.
- Intramuscular: nesta via, a vacina é aplicada diretamente no tecido muscular e é utilizada para volumes superiores a 1,5ml (soluções aquosas ou oleosas), que necessitam ser absorvidas rapidamente para obter efeitos imediatos.
- Oral: a via oral é utilizada para vacinas que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal, sendo a dose e volume introduzidos pela boca, geralmente em poucas gotas, como é o caso da vacina contra a Poliomielite (VOP).
Atendimento domiciliar, empresarial e personalizado
Nós da Vacinas São Bento, além do atendimento personalizado com hora marcada em nossas clínicas garantindo total segurança e conforto, principalmente no momento atual em que vivemos, possuímos outras formas de atendimento para atender as expectativas de todos os nossos pacientes.
Para os casos em que os pacientes encontram-se acamados ou tenham dificuldade de locomoção, nós temos o Atendimento Domiciliar que deve ser agendado previamente para que nossos profissionais façam a averiguação do estado de saúde do paciente e possa disponibilizar o material necessário juntamente com o profissional de enfermagem.
Temos também o Atendimento Drive-Thru, que é disponibilizado através do atendimento no próprio veículo, com todos os equipamentos e materiais necessários para um atendimento de qualidade e com o mesmo tratamento personalizado praticado em nossas clínicas.
A Vacinas São Bento tem plena consciência da responsabilidade que é cuidar da Vida, o bem mais precioso que temos, por isso nosso trabalho é feito com seriedade e transparência, por uma equipe de profissionais altamente qualificados, para aplicar as vacinas com excelência, garantindo sua segurança e a nossa tranquilidade.
Faça a escolha certa! A Vacinas São Bento sabe o que faz!
Duvidas? Fale conosco