Agora as mamães já podem respirar tranquilamente, o novo imunizante infantil contra o Vírus Sincicial Respiratório — VSR, o Beyfortus estará disponível no Brasil a partir de fevereiro de 2025, para a proteção do seu filho.
A vacina infantil foi elaborada especialmente para os bebês recém-nascidos.
O medicamento foi aprovado desde outubro do ano passado pela Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária e liberado para a comercialização, com a autorização para uso do novo medicamento pela farmacêutica francesa Sanofi Medley.
BEYFORTUS — NIRSEVIMABE: O QUE É?
Beyfortus representa uma nova forma de prevenção para as doenças respiratórias, que acometem principalmente os bebês recém-nascidos e as crianças menores com menos de 2 anos, pelo Vírus Sincicial Respiratório — VSR.
Infelizmente, este grupo devido à fragilidade do sistema imunológico que se encontra em desenvolvimento, corre sérios riscos de serem afetados pelo VSR, sendo uma grande preocupação para as mães com filhos pequenos.
O Beyfortus age diferente das vacinas tradicionais, que estimulam uma resposta do sistema imunológico, sua ação é imediata atuando diretamente contra o vírus, por meio da utilização de um anticorpo pronto — o Nirsevimabe — que impede que o vírus se prolifere, causando infecções graves.
A importância do Beyfortus está relacionada à sua capacidade de oferecer uma proteção temporária e eficaz, neste período da vida em que o sistema imunológico da criança ainda não está apto para acionar os mecanismos de defesa contra as doenças respiratórias.
COMO FUNCIONA A VACINA BEYFORTUS
A vacina Beyfortus possui em sua formulação um anticorpo monoclonal, sendo uma proteína produzida em laboratório a partir de células vivas, cujo objetivo é reconhecer e combater organismos invasores, como bactérias, vírus e toxinas — o Nirsevimabe.
Desta forma, ao administrar a vacina Beyfortus este anticorpo vai diretamente ao VSR, começando a agir de imediato para impedir que o vírus infecte as células respiratórias. Isso ocorre através de uma neutralização direta, onde o anticorpo se liga ao vírus, impedindo que ele invada as células, se multipliquem e cause uma infecção grave.
Esse anticorpo de ação rápida é essencial para a proteção contra o VSR, especialmente para os bebês recém-nascidos e crianças menores, cujos pulmões são mais sensíveis, podendo causar doenças como a bronquiolite e pneumonia.
O Beyfortus com esta reação imediata contra o vírus, reduz o risco de hospitalizações e complicações associadas às doenças respiratórias.
QUEM PODE TOMAR O BEYFORTUS
O Beyfortus ou Nirsevimabe é indicado para prevenir a infecção do trato respiratório inferior causada pelo Vírus Sincicial Respiratório — VSR, especialmente para dois grupos específicos:
- Recém-nascidos ou lactentes no começo, ou durante sua primeira estação do VSR;
- Crianças menores de até 2 anos que continuam expostas ao risco de doença grave provocada pelo VSR até a segunda estação do vírus, que pode incluir, mas não se limita a crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade (DPC), doença cardíaca congênita hemodinamicamente relevante (DCC) e imunocomprometidos, assim como crianças com Síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas.
CONHECENDO O BEYFORTUS
O Beyfortus é um medicamento que atua como prevenção contra infecções provocadas pelo VSR, mas não é classificado como uma vacina. A vacina do VSR, tem como prerrogativa ativar o sistema imunológico para gerar uma resposta contra o vírus invasor, enquanto o Beyfortus proporciona uma proteção imediata e temporária através da introdução de anticorpos já prontos.
Desta forma, a utilização do Beyfortus é especialmente indicada para prevenção do vírus em períodos específicos, quando ocorre a maior circulação do vírus VSR, que aqui no Brasil, acontece nos meses de outono e inverno.
Cabe ressaltar que já existe uma vacina VSR para gestantes, que visa prevenir a infecção pelo vírus em recém-nascidos de até seis meses por meio da transferência passiva dos anticorpos da mãe para o bebê, ainda no útero materno.
COMO É A APLICAÇÃO DO BEYFORTUS
O Beyfortus como qualquer outra vacina, deve ser aplicada por um profissional de saúde qualificado. Sua aplicação é por via intramuscular (IM) e normalmente injetada na parte lateral da coxa do bebê. Para a escolha do tipo de agulha a ser utilizada é preciso considerar as características do paciente, como tamanho e a porcentagem de gordura corporal.
Para garantir a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório — VSR, o Beyfortus deve ser aplicado antes ou durante a época de maior circulação do vírus e, geralmente uma única dose é suficiente, entretanto a dose pode ser ajustada conforme o peso e a idade do bebê ou a criança que receberá o anticorpo.
Os recém-nascidos que participaram da primeira temporada de propagação do vírus, a quantia sugerida é de 50 mg para bebês com peso inferior a 5 kg e uma única dose fixa de 100 mg para bebês com peso acima de 5 kg. Para as crianças que continuam vulneráveis na 2.ª temporada do VSR, a quantia recomendada é de 200 mg, aplicada em duas injeções de 100 mg em locais distintos.
Beyfortus deve ser administrado a partir do nascimento para bebês nascidos durante a temporada do VSR, para bebês nascidos fora da 1.ª temporada (outono), deve-se administrar de preferência antes da 2.ª temporada (inverno) do VSR.
As reações adversas geralmente são leves e passageiras, sendo as mais comuns: vermelhidão, inchaço e em alguns casos pode apresentar um leve aumento da temperatura.
A contraindicação se aplica a crianças que apresentam histórico de reação alérgica grave (hipersensibilidade) ao Nirsevimabe ou a qualquer um dos componentes do Beyfortus. Se bebês e crianças tiverem um histórico de alergias a outros anticorpos monoclonais, uma avaliação cuidadosa é necessária, visto que há um risco aumentado de reação. Crianças que tenham alguma infecção grave ou cuja saúde esteja instável devem ser avaliadas, com a administração do Beyfortus sendo adiada até sua completa recuperação.
PREVINA-SE: AGENDE A IMUNIZAÇÃO DO SEU FILHO
Como diz um velho ditado conhecido, é “melhor prevenir do que remediar”, não deixe para a última hora, programe a vacinação do seu filho, a única proteção segura para mantê-lo saudável!
A Vacinas São Bento é uma clínica de imunização particular que tem à sua disposição várias unidades espalhadas por toda a região, escolha a mais próxima e proteja o seu filho.
Com uma equipe de profissionais de enfermagem graduados e experientes, somos especializados em imunização de crianças, adultos e idosos e conhecemos como ninguém as dificuldades que os pais enfrentam quando o assunto é a famosa “injeção”.
Para tornar este momento em “algo diferente”, a Vacinas São Bento possui salas preparadas especialmente para os pequenos, interagindo com desenhos com óculos de realidade virtual, enquanto são imunizados e sem a sensação incômoda da dor, através de um equipamento israelense de insensibilização instantânea, que torna a experiência parcialmente indolor.
A Vacinas São Bento facilita tudo para você viver intensamente!
Programe a vacinação hoje mesmo! A vida não tem preço!
Vacinas São Bento, sempre perto de você!