Algumas doenças estão diretamente ligadas às condições de vida das pessoas e do meio ambiente onde vivem, por esta razão os serviços de utilidade pública são essenciais.
Infelizmente nos dias atuais, com tecnologias extremamente avançadas, em algumas regiões ter acesso aos serviços básicos, que podem preservar ou melhorar a qualidade de vida das pessoas, ainda é bastante desigual.
Em consequência disso, doenças de veiculação hídrica, que poderiam ser evitadas com os serviços básicos essenciais, como o saneamento, abastecimento com água tratada, coleta e tratamento de esgoto, ainda são recorrentes, ocasionando internações e óbitos.
Quando não ocorre um saneamento básico adequado, os impactos negativos à saúde da população ficam evidentes. Segundo relatório divulgado por órgãos ligados à OMS, anualmente cerca de 361 mil crianças morrem antes de completar cinco anos de idade por causa da diarreia.
E há outras doenças relacionadas à falta de saneamento, como a disenteria, febre tifoide, hepatite A, cólera e leptospirose. Doenças que poderiam ser evitadas se houvesse oferta de água potável e saneamento adequado.
O QUE É A FEBRE TIFOIDE
A febre tifoide é uma doença infecciosa, transmissível e relativamente grave e rara, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi, que acomete com maior frequência pessoas com idade entre 15 e 45 anos.
A transmissão da febre tifoide ocorre pela via fecal-oral. Geralmente, a contaminação ocorre por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados com a bactéria.
Os indivíduos também podem contrair a doença por meio do contato com as fezes e a urina de pessoas contaminadas com a Salmonella enterica typhi. É por esta razão que a febre tifoide está relacionada, muitas vezes, às más condições de higiene.
Quando a bactéria causadora da febre tifoide entra na corrente sanguínea de um indivíduo, ela precisa ser combatida de imediato. Caso isso não aconteça, a pessoa pode acabar desenvolvendo complicações sérias em órgãos como o fígado, o baço, a vesícula e até mesmo a medula óssea, podendo levar o ser humano ao óbito.
Aqui no Brasil, a doença ocorre sob a forma endêmica em regiões isoladas, com algumas epidemias onde as condições de vida são mais precárias, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
A febre tifoide não pode ser confundida com outra doença de nome semelhante, o “tifo”, que é uma doença grave causada pela bactéria Rickettsia prowazekii, transmitida pelas fezes do piolho-do-corpo humano (Pediculus humanus), que penetram no organismo do homem, quando ele coça o local da picada ou quando depois de secas, invadem o trato respiratório e os olhos.
COMO PODE SER TRANSMITIDA A FEBRE TIFOIDE
A febre tifoide pode ser transmitida por várias maneiras, mas vamos mencionar as duas principais formas de contágio:
- Contágio direto: contato com as mãos do doente ou portador;
- Contágio indireto: ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes ou urina.
A contaminação de alimentos pode acontecer com a manipulação de portadores ou pacientes oligossintomáticos (que tenham manifestações bem discretas e que não saibam que são portadores da doença)e, portanto, não são afastados das atividades de preparo dos alimentos.
Outra forma de adquirir a bactéria, seria através de legumes irrigados com água contaminada, frutos do mar (crustáceos e moluscos) retirados de água poluída e consumidos mal cozidos ou crus, leite e derivados não pasteurizados, produtos congelados e enlatados..
Os indivíduos infectados eliminam a bactéria nas fezes e na urina, independente de apresentar os sintomas da doença.
O tempo de eliminação da bactéria varia de uma a três semanas, podendo em alguns casos chegar até três meses. Entre 2 a 5% dos pacientes podem transformar-se em portadores crônicos da febre tifoide e podem transmitir a doença por um período de até um ano.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas da febre tifoide são:
- Febre alta;
- Dores de cabeça;
- Mal estar geral;
- Falta de apetite;
- Retardamento do ritmo cardíaco;
- Aumento do volume do baço;
- Manchas rosadas no tronco;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Tosse seca.
Os sintomas da febre tifoide podem durar por várias semanas, mas a pronta identificação de vários sintomas semelhantes ao elencado acima, deve-se procurar pela ajuda médica o mais breve possível para dar início ao tratamento.
QUAIS AS COMPLICAÇÕES DA FEBRE TIFOIDE
A principal complicação da febre tifoide, é a hemorragia intestinal, que pode levar inclusive a perfuração intestinal e requer um acompanhamento médico.
Porém qualquer órgão pode ser afetado pela Febre Tifoide, quando a doença evolui com bacteremia (presença de bactéria no sangue) e outras complicações como:
- Retenção urinária;
- Pneumonia;
- Colecistite.
Em crianças, a doença costuma ser de uma forma mais branda do que em adultos, apresentando apenas diarreia.
Embora a febre tifoide seja uma doença aguda, ela evolui gradualmente e a pessoa infectada, se for tratada com a utilização de antimicrobianos, por apresentar uma febre não detectada, pode acabar mascarando a doença, impedindo que seja diagnosticada precocemente.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA FEBRE TIFOIDE
O diagnóstico da febre tifoide é feito com base no estado clínico do paciente, com uma triagem do histórico de suas atividades, onde esteve, o que consumiu, o local onde mora, hábitos de higiene e, claro, com os sintomas apresentados.
Como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças que apresentam quadros semelhantes, a prescrição de exames específicos é importantíssimo, para identificação da doença, como por exemplo: exame de sangue, exame de fezes, exame de urina e exame aspirado ou punção medular, sendo este último o mais recomendado.
TRATAMENTO DA FEBRE TIFOIDE
Tão logo seja identificado a doença, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, seguindo as prescrições e orientações do médico.
Em geral, o tratamento é a nível ambulatorial, utilizando-se do uso de antibióticos específicos e com reidratação. Com raras exceções, quando o caso é mais grave é necessária uma internação.
O tratamento dura, em torno de 14 dias, podendo ser maior ou menor, conforme o estado de saúde do paciente. É possível que o paciente apresente sintomas de intolerância gastrointestinal, em razão dos antibióticos que são muito fortes.
Durante o tratamento é importantíssimo que o paciente lave bem as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro e evitar a preparação ou servir alimentos para outras pessoas, a fim de diminuir a chance de transmitir a infecção para outras pessoas.
COMO PREVENIR A FEBRE TIFOIDE
A prevenção contra a febre tifoide começa com o saneamento básico, mas como este é um item que não está em nossas mãos para resolver, o que pode ser feito é preparar adequadamente os alimentos e cuidar da higiene pessoal.
Além disso, temos uma vacina que previne a febre tifoide, que é uma vacina inativada, que não tem como causar a doença e possui polissacarídeos da cápsula da bactéria.
A vacina é indicada para crianças a partir de 02 anos de idade, adolescentes e adultos que viajam para áreas de alta incidência da doença, em situações específicas de longa permanência e após análise médica criteriosa e para profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos.
A contra indicação fica por conta da hipersensibilidade a qualquer componente da vacina.
A Vacinas São Bento é uma empresa especializada em vacinas, com atendimento personalizado e com profissionais altamente treinados e capacitados, seguindo rigorosamente as práticas médicas.
Nossas instalações são climatizadas com o melhor da mais alta tecnologia e todas as salas de imunizações possuem câmara de monitoramento 24 horas por dia para sua segurança, além de serem esterilizadas em 99,8% com a luz UV-C ionizante. deixando os ambientes livres de vírus e bactérias.
A Vacinas São Bento, pauta sempre que a prevenção é sempre o melhor remédio e, depende de cada um de nós, manter a nossa integridade física.
Vacinas São Bento, sempre perto de você!