Esta é uma dúvida comum a milhares de pessoas ao redor do mundo, se há contra indicações, se pode causar algum problema de saúde, se a imunização é válida, entre outras questões.
Vamos então responder a pergunta crucial – Há algum problema em tomar mais de uma vacina em um único dia? A resposta é não, porém, é preciso avaliar alguns fatores.
A imunização de mais uma vacina num único dia, inclusive consta no Calendário Vacinal Brasileiro, com as Vacinas Conjugadas e as Vacinas Combinadas, porém depende de como isso será feito e quais são as imunizações em questão.
Para este procedimento específico, a imunização de duas vacinas no mesmo dia, é recomendável que seja programada.
QUAIS OS CUIDADOS POR OCASIÃO DA IMUNIZAÇÃO
Quando se trata de nossa saúde, os cuidados nunca são em demasia e, portanto, uma avaliação médica do estado geral de nosso corpo sempre será adequada, pois há casos específicos em que a vacinação não poderá ser efetuada, por conta da baixa imunidade e utilização de remédios, como corticoides, por exemplo.
Outra observação importante é que a vacinação deverá ser administrada com seringas e agulhas diferentes e em locais anatômicos diferentes. Em outras palavras, se você tomou uma vacina no braço direito a outra deverá ser no braço esquerdo.
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
Os primeiros anos de vida são extremamente importantes, pois é quando o sistema imunológico das crianças está em formação, por esta razão há um batalhão de vacinas para protegê-las de uma infinidade de doenças.
Por ser um período traumático tanto para a criança quanto para as mães, que embora saibam da necessidade, sofrem tanto ou mais que os próprios filhos, é que foram introduzidas as vacinas combinadas, visando diminuir a ansiedade tanto dos pais quanto dos filhos e trazer um conforto e tranquilidade para ambos.
Assim, com uma única picada a criança fica imunizada contra várias doenças e o trauma é diluído. As vacinas combinadas também diminuem os efeitos colaterais, como febre e mal estar.
Nós da Vacinas São Bento, possuímos em nossas instalações salas exclusivamente preparadas para a vacinação infantil, com gravuras de personagens infantis para criar um relaxamento através deste contato visual, permitindo aos profissionais maior interação com a criança, acolhendo-a sem causar ansiedade ou estresse.
Para as crianças mais hiperativas, temos óculos que produzem uma realidade virtual onde viajam pelo espaço, enquanto são vacinadas, reduzindo a dor da picada.
CONHECENDO AS VACINAS
A imunização com mais de uma vacina pode ser efetuada no mesmo dia, com as Vacinas Combinadas e as Vacinas Conjugadas, que iremos conhecê-las mais de perto.
VACINAS COMBINADAS
As vacinas combinadas são aquelas que oferecem proteção para mais de uma doença com a aplicação de uma única injeção, proporcionando maior conforto para os bebês.
Nas vacinas combinadas podem ser inseridas até seis vacinas numa única dose e, são comprovadamente bem toleradas, apresentando menor possibilidade de causar eventos adversos.
São exemplos de vacinas combinadas:
VACINA TETRAVALENTE VIRAL OU TETRA VIRAL
É uma vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola, da caxumba e da varicela (catapora), que previne contras essas doenças.
A recomendação é a aplicação de duas doses com intervalo de três meses entre elas, aos 12 meses, e entre 15 ou 24 meses.
PENTA BACTERIANA ACELULAR
A Vacina Pentavalente Acelular (também conhecida como “penta”) é utilizada para a prevenção da difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B.
É uma vacina diferenciada em relação a da rede pública por possuir componentes acelulares e por isso apresenta menor ocorrência de reações adversas.
A vacinação das crianças deve ocorrer aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 18 meses, esta é uma vacina recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).
HEXAVALENTE ACELULAR
Esta é uma das vacinas mais completas para as crianças, a Vacina Hexavalente Acelular. Com uma única dose, protege contra seis tipos de doenças graves: Difteria, Coqueluche Acelular, Haemophilus tipo B (bactéria causadora de meningite e outras infecções como pneumonia, artrite séptica e epiglote), Hepatite B e Poliomielite.
É uma vacina totalmente segura, por ser acelular, não é feita de células inteiras, mas com proteínas. Trata-se de uma vacina mais purificada, contém somente o que é necessário para a proteção da nossa saúde e por isso os riscos de ocorrerem eventos adversos são menos frequentes e intensos. Sua aplicação deve ser iniciada aos 2 meses, 4, 6 e 15 meses de idade.
TRÍPLICE VIRAL
A tríplice viral é uma vacina que previne contra três tipos de doenças, o sarampo, rubéola e caxumba. Os três componentes desta vacina são altamente imunogênicos e eficazes, com uma única dose, imunizam o organismo por praticamente toda a vida. Sua proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.
A dosagem deve ser iniciada a partir dos 12 meses de idade, com reforço entre 15 e 24 meses. Para as crianças que iniciam a imunização a partir dos 2 anos de idade, a posologia é de duas doses com intervalo mínimo de um mês.
TRÍPLICE BACTERIANA
Embora o nome desta vacina assemelha-se ao da tríplice viral, elas são completamente diferentes, a única coisa em comum, é que ambas protegem contra três tipos de doenças.
No caso da tríplice bacteriana sua proteção é contra a difteria, tétano e coqueluche.É indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Recomenda-se reforço para as crianças a partir de 4 a 5 anos de idade, para os adolescentes, adultos e idosos.
VACINAS CONJUGADAS
As vacinas conjugadas, são um tipo específico de vacina desenvolvida especialmente para o combate de bactérias encapsuladas.Esse tipo de bactéria tem uma membrana protetora em torno da sua estrutura celular, por isso o nome “encapsulada”, que garante maior resistência da bactéria contra o sistema de defesa imunológico humano.
Vamos dar um exemplo de uma vacina conjugada, a vacina Hemófilos Tipo B (Haemophilus influenzae do tipo B), que atua contra mais de um tipo de doença provocada por bactérias encapsuladas.
A vacina é preparada com polissacarídeo (açúcares) da bactéria Haemophilus influenzae do tipo B e, são recomendadas para todos os lactentes, devendo ser empregada nas crianças que estão entre 2 meses de idade até 5 anos de vida. A vacinação ocorre com a aplicação de 03 doses, respeitando a idade cronológica, iniciando aos 2 meses (aos 2, 4, 6) e um reforço aos 15 meses.
Este ciclo intercalado de quatro doses da vacina ajuda na produção dos anticorpos da criança de uma maneira que a vacina não afete o seu bem estar.
A bactéria Haemophilus influenzae tipo B (Hib), causa infecções que começam no nariz e na garganta, mas podem se espalhar para outras partes do corpo, causando doenças infecciosas com complicações graves, como pneumonia, inflamação na epiglote, infecção generalizada na corrente sanguínea, inflamação do pericárdio, inflamação nas articulações e sinusite, doenças na pele, na medula espinhal e cérebro.
Uma das piores doenças causadas por essa bactéria é a meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sequelas graves ocorrem de 3% a 5% dos sobreviventes de meningite por Hib, como déficit auditivo grave e lesões cerebrais permanentes.
Esta vacina é de suma importância para garantir a saúde das crianças, pois nesta faixa etária elas ainda estão desenvolvendo o seu sistema imunológico por completo e, as doenças mencionadas podem afetar os pequenos de maneira bem agressiva.
CONTRA INDICAÇÃO DAS VACINAS
O papel principal das vacinas é induzir o corpo a produzir os anticorpos que vão protegê-lo das doenças. Esse processo é feito utilizando-se de um vírus que ativa o sistema de quem as toma. É como simular uma guerra e preparar os “soldados”, nossos anticorpos para quando a guerra for real.
Mas existe um grupo de pessoas que por terem o seu estado imunológico debilitado, não podem fazer uso de vacinas com o vírus vivo ou mesmo que esteja atenuado, pois pode representar um risco a sua saúde, como os portadores de doenças como leucemia, câncer, HIV ou que tenham alguma doença que os tornem imunossuprimidos, que podem abrir caminho para a instalação da doença ao invés de sua imunização.
Em razão disso, é extremamente importante consultar um médico de confiança para averiguar o seu estado de saúde, antes de uma imunização.
Nós da Vacinas São Bento, fazemos uma triagem de nossos pacientes, com base no seu histórico de saúde, para assegurar não só a sua integridade física assim como o nosso trabalho, que fazemos com absoluta observância da ética e profissionalismo.
Nossos colaboradores são todos formados e graduados em suas especialidades e todos passam periodicamente por avaliações, com o objetivo de eliminar possíveis falhas e aperfeiçoar técnicas, qualificando nossa equipe com o melhor atendimento.
Duvidas? Fale Conosco
Vacinas São Bento, sempre perto de Você!