A imunização é uma das ferramentas mais eficazes que a medicina moderna tem à disposição para evitar doenças contagiosas. Contudo, uma dúvida frequente entre muitas pessoas é: “Se eu fui vacinada, ainda posso contrair a doença?”.
A resposta, embora pareça contraditória, é sim, há uma possibilidade de se contrair a doença mesmo após o recebimento da vacina.
Isso não significa que as vacinas não sejam eficazes. Na verdade, a ciência demonstra que elas são muito eficientes. Porém, nenhuma vacina é 100% efetiva e existem fatores que podem influenciar nos níveis ideais de proteção.
Como funcionam as vacinas?
Primeiramente, é fundamental entender o princípio básico do funcionamento de uma vacina. Quando recebemos uma vacina, na verdade, estamos treinando nosso sistema imunológico.
A vacina apresenta ao organismo uma versão inativa ou enfraquecida do patógeno (vírus) responsável pela doença — ou somente algumas de suas partes, como proteínas ou material genético — permitindo que o corpo reconheça esse agente invasor e desenvolva uma resposta imunológica, sem que a pessoa adoeça de fato.
Assim, caso o organismo seja exposto ao vírus ou à bactéria verdadeira no futuro, ele já estará preparado para combatê-lo de maneira ágil e eficaz. Esse mecanismo reduz consideravelmente o risco de enfermidade, internações hospitalares e óbitos.
Por que ainda é possível pegar a doença mesmo vacinado?
Apesar da eficácia das vacinas, há alguns fatores que podem influenciar nos níveis ideais de proteção, que explicam porque algumas pessoas vacinadas ainda podem adoecer:
1. Tempo para o desenvolvimento da imunidade: após receber uma vacina o organismo necessita de um certo tempo para criar uma resposta imunológica eficaz. Durante este intervalo, a pessoa continua vulnerável à infecção.
2. Reações individuais à imunização: cada organismo apresenta reações distintas. Indivíduos com sistema imunológico enfraquecido, como os idosos ou aqueles com doenças autoimunes, podem não gerar uma resposta imunológica tão robusta quanto a de pessoas saudáveis, mesmo após receberem a vacinação. Outros fatores como idade (crianças e idosos), presença de comorbidades, estresse e tratamentos com imunossupressores.
Além disso, existem outros parâmetros que precisam ser analisados, como a conservação das vacinas, a temperatura ideal para o acondicionamento e o tempo de estabilidade após a abertura do frasco-ampola.

Cuide de sua saúde: vacine-se!
A Vacinas São Bento é uma clínica especializada em imunização que oferece uma vacinação completa para todas as faixas etárias, garantindo a proteção de sua saúde e de toda a sua família com total segurança.
Para facilitar este cuidado indispensável para aqueles que você ama, a Vacinas São Bento disponibiliza Planos Vacinais que podem ser perfeitamente adaptados conforme a disponibilização financeira de nossos clientes.
Nossos Planos Vacinais são esquemas organizados que garantem a proteção para toda a família, com ressalva para as crianças que precisam que as vacinas sejam dadas completamente e no tempo certo. Assim, ocorre a garantia da imunização de várias doenças infecciosas da primeira infância, permitindo um crescimento saudável e feliz.
Os Planos Vacinais da Vacinas São Bento são elaborados conforme a idade e as necessidades específicas de cada criança, adulto ou idoso, sempre com base em orientações médicas.
A Vacinas São Bento possui uma equipe de enfermeiros altamente capacitados e graduados, especializados em aplicação de imunizantes, com um acolhimento humanizado e empático, garantindo a tranquilidade e segurança de nossos clientes.
Embora seja possível uma pessoa vacinada contrair a doença é preciso esclarecer que o mais importante é que a vacina diminui drasticamente o risco de infecção e de complicações sérias. A vacinação também contribui para reduzir a propagação da doença e proteger a comunidade na totalidade.
Portanto, é fundamental que a população continue seguindo as orientações dos órgãos de saúde, mantendo a sua caderneta de vacinação em dia e seguindo todas as medidas de prevenção.
Vacinar-se é uma ação que envolve tanto a responsabilidade pessoal quanto a coletiva. Através das vacinas, conseguimos eliminar a varíola e estamos a caminho de eliminar outras doenças. Confiar na ciência e na vacinação é garantir um futuro mais saudável e seguro para todos.
Agende agora mesmo a sua vacinação! Qualquer dúvida nossa Central de Atendimentos pode ajudar você!
A Vacinas São Bento, cuida da sua saúde, com o carinho e a dedicação que você merece!
Vacinas São Bento, sempre perto de você!