Abrysvo®️ contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e seu uso em gestantes!
A vacina Abrysvo®️ está disponível e recomendada para gestantes, oferecendo uma importante proteção para o bebê contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Informações principais:
Introdução:
- Abrysvo foi desenvolvido para adultos com 60 anos ou mais para proteger contra doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia.
- A vacina também pode ser utilizada em gestantes , com o objetivo de proteger o bebê durante os primeiros meses de vida, por meio da transferência passiva de anticorpos da gestante para o feto.
Composição e Tecnologia:
- A vacina utiliza uma tecnologia vacina vírus sincicial respiratório A e B (recombinante). As vacinas recombinantes, também conhecidas como vacinas de subunidade recombinante, são formuladas utilizando antígenos de proteínas específicas que são produzidas em sistemas de expressão heterólogos, como bactérias, leveduras, células de insetos ou mamíferos. Este tipo de vacina representa uma inovação significativa na produção de vacinas, começando com a vacina contra hepatite B na década de 1980 e se expandindo para várias outras doenças.
Indicação:
A vacina é administrada em uma dose intramuscular (IM) entre 32 e 36 semanas de gestação, sendo recomendada a qualquer momento, independentemente da sazonalidade.
Proteção passiva: Existem duas estratégias eficazes para proteger a criança contra a infecção pelo VSR: a vacinação da gestante ou a administração do anticorpo monoclonal (Nirsevimabe) no bebê. Neste momento, apenas a vacina para gestante está disponível.
Coadministração : A Abrysvo®️ pode ser coadministrada com outras vacinas de rotina da gestante, sem comprometer a eficácia. A bula sugere um intervalo de 14 dias entre a vacina dTpa e Abrysvo®️, porém, a SBIm indica a coadministração para não perder a oportunidade de vacinação.
Revacinação: Atualmente, não há recomendação para revacinação em gestações subsequentes. Esta orientação poderá ser atualizada à medida que mais dados estiverem disponíveis.
Uso em idades gestacionais menores : Embora licenciada pela ANVISA a partir das 24 semanas de gestação, a SBIm recomenda o uso entre 32 e 36 semanas. O uso em idades gestacionais menores ficará a critério médico.
O uso off label está a critério do prescritor e a realização pelo profissional, que vai realizar a administração como uma ação compartilhada. A necessidade de prescrição médica, está relacionado com o Art. 14 da RDC 197/2017 que diz: A administração de vacinas em estabelecimentos privados e que não estejam contempladas no Calendário Nacional de Vacinação do SUS somente serão realizadas mediante prescrição médica.
Esquema uma dose
Indicação:
* gestantes entre 32 a 36 semanas;
* idosos a partir de 60 anos.
Indicação fora da idade indicada é de uso off-label, sendo importante avaliar benefícios e riscos.